quinta-feira, 25 de abril de 2013

Dia da Liberdade

  Oi Oi
 Como estão os meus anjinhos? Sentiram saudades?
  - ... ~le silencio~
  - : (


 Por acaso vocês deixaram-me tristinha porque agora já ninguém comenta eu vou esperar que isto seja só uma pequena pausa pois eu estou cheia de saudades de todos os meu lindos >/////<
 Mas eu não vim falar sobre isso! Eu vim falar sobre um dia muito especial : O Dia da Liberdade
 O quê? Não conhecem? Então é só clicar ali em ler mais!



 Em 1974 Portugal vivia (há mais de 40 anos) numa forte ditadura liderava por Marcelo Caetano, nao tínhamos qualquer liberdade e muitas pessoas foram presas so por pensarem (ou os outros acharem que elas pensavam) de maneira diferente! Havia policias políticos para todo o lado que olhasses. 
 Esta é a musica que nos libertou a todos, e ainda hoje é representa um símbolo de liberdade e é usada em varias revoluções greves por todo o mundo e não só em Portugal!  


 Em 25 de Abril de 1974. De madrugada,  militares do MFA ocuparam os estúdios do Rádio Clube Português e, através da rádio, explicaram à população que pretendiam que o país fosse de novo uma democracia, com eleições e liberdades de toda a ordem. E punham no ar músicas de que a ditadura não gostava, como Grândola Vila Morena, de José Afonso.

 Ao mesmo tempo, uma coluna militar com tanques, comandada pelo capitão Salgueiro Maia, saiu da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e marchou para Lisboa. Na capital, tomou posições junto dos ministérios e depois cercou o quartel da GNR do Carmo, onde se tinha refugiado Marcelo Caetano, o sucessor de Salazar à frente da ditadura.
 Durante o dia, a população de Lisboa foi-se juntando aos militares. E o que era um golpe de Estado transformou-se numa verdadeira revolução. A certa altura, uma vendedora de flores começou a distribuir cravos. Os soldados enfiavam o pé do seu cravo no cano da espingarda e os civis punham a flor ao peito. Por isso é que esta ocasião também é conhecida por Revolução dos Cravos.





 Mas o que distinguiu esta revolução de todas as outras foi o facto de não terem havido mortos.
 "Este dia que durou mais de 24 horas, teve a dimensão de uma nova vida de todo um povo que desperta de uma sonolência imposta ao longo de meio século."





 Esta é a musica que nos libertou e merece ser ouvida por todos. ainda hoje representa a liberdade e é usada em muitas revoluções/greves por todo o mundo e não só em Portugal








Bjs :* meus anjos puros não se esqueçam de comentar e tenham um otimo dia!

Sem comentários:

Enviar um comentário